sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Campanhas presidenciais ignoram as demandas urbanas


Do discurso de Barack Obama, na noite da vitória, eu havia destacado o fato dele comentar a crise financeira em que o mundo está envolvido com uma metáfora sobre a cidade: “Não podemos ter uma próspera Wall Street enquanto a Main Street sofre”.

Agora, a revista VIVERCIDADES, da ONG de mesmo nome, sob o título desta nota, publica uma tradução de texto de Ingá Saffron, originalmente divulgado em The Philadelphia Inquirer.

Como se vê, não é apenas no Rio que o tema urbano está ausente das campanhas eleitorais, como aconteceu nestas últimas eleições para prefeito. Você ouviu algum candidato falar sobre a expansão da cidade? Sobre a dispersão? Sobre a recuperação da centralidade metropolitana no centro da cidade? Sobre a necessidade de transformar os trens em metrô, dando um novo patamar para a melhora dos subúrbios da zona Norte? Pois, também nos USA, segundo Saffron, os candidatos passaram incólumes pelo desafio dos problemas urbanos. Mas as coisas mudarão. Cá e lá.
[Por Sérgio Magalhães]
Crédito da imagem: Lucas Franco, intervenção sobre imagens de jmph.blog.lemonde.fr; jewcy.com; pastemagazine.com; yogurt.myblog.com.br; congressoemfoco.ig.com.br; www.terra.com.br/istoe; agatajo.fotoflog.com.br; blogmais.files.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário