sexta-feira, 24 de abril de 2009

Será uma onda?

Muros: e segue o baile.

De Madri, nossa “correspondente” VA informa que o muro nas favelas da Zona Sul do Rio esteve na berlinda durante congresso internacional sobre desenvolvimento humano, intitulado Cidade Sustentável e os Desafios da Pobreza Urbana, realizado na capital espanhola, há poucos dias.
Julian Salas, que dirige mestrado na Universidade Politécnica de Madri, criticou duramente a medida, incluindo na crítica tanto o presidente Lula quanto os governos do Estado e do Município. Para o professor, os muros são construídos para privilegiar áreas ricas. Reclamou também pela ausência de debate, perguntando “por onde andam os pensadores da cidade?”

Por aqui, a jornalista Heloisa Magalhães, chefe de Redação do “Valor Econômico”, ajuda a construir um quadro crítico, opinando em artigo sob o título: Muro: resposta à violência. Diz HM: "Não há dúvida que o assunto é complexo, divide opiniões especialmente pelo simbolismo isolacionista que o muro traz."

Seria ótimo se a polêmica ajudasse a construir uma agenda para a nossa cidade. Isto é, que dela se espraiasse uma onda renovadora, como as que apareceram estes dias pelas praias cariocas.

Artigo de HM:http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2009/4/23/muro-resposta-a-violencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário