domingo, 4 de outubro de 2009

Rio 2016, em cima do lance!


André Luiz Pinto

O prefeito Eduardo Paes, em entrevista no "Jornal das 10h" da GloboNews, se posicionou abertamente para uma maior potencialização do projeto olímpico carioca.
Quando questionado sobre a concentração de equipamentos na Barra da Tijuca respondeu:

"(...) há realmente uma concentração muito grande de equipamentos na Barra, talvez seja preciso forçar um pouco mais para áreas consolidadas da cidade."

Falou também que vai visitar a cidade de Barcelona, para conhecer e aprender com a experiência catalã.
Esperamos que os ventos positivos de Barcelona soprem por cá...

6 comentários:

  1. Vai aqui meu desejo de que os interesses politicos não sobreponham os interesses do povo carioca, pois o Rio merece um plano urbanístico audacioso, mas não ambicioso, para poder consolidar-se como a Cidade Maravilhosa que me acolheu por proveitosos 10 anos e onde pude tarbalhar para seu desenvolvimento.

    Abraços saudosos ao Rio e aos amigos cariocas Viviane

    ResponderExcluir
  2. Essa declaração do Prefeito nos enche de esperança. Jorge

    ResponderExcluir
  3. Espero que vá e rápido a Barcelona cidade em que vivi durante a transformação. Que consiga uma audiência ( pode ser em qualquer bar, diferente daqui... ) com Pascual Maragall, prefeito na época e seus amigos urbanistas.
    E que volte rápido a tempo de chamar ARQUITETOS e URBANISTAS para acessorá-lo.
    Leiam o artigo de hoje 6/10 do "O GLOBO" onde Sérgio Magalhães dá o mapa da mina !

    Ricardo Villar

    ResponderExcluir
  4. Andréa Albuquerque G. Redondo6 de outubro de 2009 às 17:35

    De fato, seria ótimo para o Rio. Que Barcelona inspire o Prefeito e que seja possível mudar para melhor. Preocupa também o comentário na TV sobre "flexibilizar" legislação para hotéis. Receio que os Olimpíadas sirvem de pretexto para mais uma legislação perniciosa para a Cidade, como as das residências disfarçadas de apart-hotéis e os gabaritos sem limites da década de 1970.

    ResponderExcluir
  5. O Prefeito Paes fala em Museu, COB, Comité Organizador, isto não será capaz de alavancar a recuperação do Porto!
    O que deve ser feito é a vila olímpica! Ela sim pode ser a mola mestra! Mas também equipamentos esportivos!
    E de preferência com concurso público de projeto!!!
    A zona portuária fica perto do trem, do metro, da Rio Branco, do Maracanã, num pulo está na Zona Sul, noutro nos dois aeroportos, de trem no Engenhão e Deodoro, Rodoviária, Ponte Rio-Niterói, Hospital Novo (no antigo JB), Av. Brasil...
    Meu Deus é tão óbvio! Só não vê quem não quer!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o Caio!
    Inclusive os armazéns, com sua configuração atual, já seriam suficientes para abrigar várias competições (que no Pan foram no RioCentro, mas nos Jogos serão no autódromo), como boxe, handebol, levantamento de peso, luta greco-romana, judô, karatê, tênis de mesa, etc.
    E tem mais: com essa transferência pesada de atividades e, consequentemente, recursos olímpicos, para a zona portuária, fica muito mais fácil resolver a questão da Perimetral.

    ResponderExcluir