terça-feira, 6 de abril de 2010

Prêmio Pritzker 2010

André Luiz Pinto
No próximo dia 17 de Maio, em Nova Iorque, os arquitetos Ryue Nishizawa e Kazuyo Sejima, sócios do escritório SANAA (1995), receberão o 32º Prêmio Pritzker.
Desde 1979, trinta e cinco arquitetos já foram premiados entre eles dois brasileiros, Oscar Niemeyer (1988) e Paulo Mendes da Rocha (2006).
Sejima é formada pela “Japan Women's University” e Nishizawa pela “Yokohama National University”, a dupla tem atuação em diversos países, Japão, Alemanha, Inglaterra, Espanha, França, Países Baixos e nos Estados Unidos. Destaque, para o prédio da Christian Dior em Tóquio, o Pavilhão de Vidro do Museu de Artes de Toledo, em Ohio, e o Centro de Aprendizado Rolex do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, em Lausanne.
O júri do Prêmio destaca que:
"Os edifícios de Sejima e Nishizawa parecem realmente simples. Os arquitetos têm uma visão das edificações como um todo, onde a presença física recua e forma uma espécie de ‘pano de fundo’ para pessoas, objetos, atividades e paisagens. Eles exploram como poucos as propriedades fenomenais do espaço contíguo, da luz, da transparência e da materialidade, com o objetivo de criar uma síntese sutil. A arquitetura de Sejima e Nishizawa (…) busca a qualidade essencial da arquitetura, que resulta em uma desejada objetividade, economia de meios e contenção.
(…) Por se tratar de uma arquitetura que é simultaneamente delicada e poderosa, precisa e fluida, (…) pela criação de edifícios que interajem com o contexto e com as atividades que contêm, criando um senso de preenchimento e riqueza de experiências; por uma linguagem arquitetônica singular, que surge a partir de um processo colaborativo que é ao mesmo tempo único e inspirado; pelas edificações notáveis, já concluídas, e pela promessa de projetos futuros, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa são os detentores do Prêmio de Arquitetura – Pritzker 2010."

Mais links sobre o assunto:
Prêmio Pritzker
AU Entrevista K.Sejima
AU Entrevista R. Nishizawa
DesignBoom Entrevista SANAA
Centro de Aprendizado Rolex

Nenhum comentário:

Postar um comentário