segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Festas maravilhosas, multidões fantásticas


Sérgio Magalhães
Impressiona a todos que as festas de fim-de-ano transcorram com tanta tranquilidade, mesmo naquelas em que a multidão é um dos ingredientes mais fortes para o sucesso.
As festas de réveillon em Copacabana começaram timidamente, vinculadas a Iemanjá, e passaram a cair no gosto de todos lá pelos anos 1970, com os primeiros fogos de artifício a pontuarem a passagem de ano. Então, eram muitos milhares de participantes. Cada vez mais sofisticadas, com mais atrações, o número de pessoas aumentou vertiginosamente: 500.000, 800.000, 1 milhão, 2 milhões.
Há alguns anos, impressionado com tais números, fiz uma continha: -Avenida Atlântica= 4km de extensão; -calçadão+pista+canteiro+pista+calçadão= largura de 65m; -areia da praia (com maré +ou-)= uns 75m em média. Isto nos dá uma área máxima de uns 560.000m2. Para ter 2 milhões de pessoas, precisamos contar quase 4 pessoas em cada metro quadrado. É média de comício, dos mais concorridos!
Mas mais impressionante é o caso da Av.Paulista, em SP. Lá o número de assistentes aumentou acompanhando Copacabana. Mas é mais vertiginoso: a Paulista tem 2,8km e largura de 45m. Logo, área de 126.000m2. Em São Paulo, os 2 milhões de assistentes se ajustam à média de quase 16 pessoas por metro quadrado. (Cada vez que ouço o noticiário com números ainda maiores, fico ainda mais impressionado. Já ouvi dizerem que neste ano teve 2,5milhões!) Isto é que é multidão pacífica!


PS
Depois de feitos os cálculos acima, li na FSP (domingo, pg, A8): "Virada leva 2,5 milhões à Paulista em noite tranquila". E mais: "A multidão lotou a via desde o palco, próximo à Frei Caneca, até à Brigadeiro Luís Antônio, a cerca de um quilômetro dali."
Isto é, minha conta estava errada: pela Folha, são 55 pessoas por m2. ! 
Já não pode ser apenas tranquila, mas noite milagrosa, esta da "virada à Paulista" ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário