segunda-feira, 30 de julho de 2012

André Luiz Pinto
"André Sanches, de metrô, Carlos Eduardo Éboli, de táxi, Leandro Lacerda, de ônibus, e Leandro Mota, de bicicleta, toparam o desafio de ir até à região leste de Londres na noite da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2012.
Quem chegou primeiro? André utilizou a malha ferroviária, uma das maiores do mundo. Éboli preferiu ir de carro para conhecer o congestionamento britânico. Lacerda arriscou usar os famosos ônibus vermelhos da Inglaterra. Mota foi pedalando pelos doze quilômetros de distância entre o Palácio de Buckingham e o Parque Olímpico, em Stratford."
A Conclusão no fim do vídeo é clara:
"A eficiência de um sistema público de transporte em grandes cidades está diretamente ligada ao tamanho da rede ferroviária."
As principais cidades do Brasil erram ao priorizar o sistema rodoviário. A solução para a mobilidade urbana passa obrigatoriamente pela expansão das redes de metrô e trens. Londres tem 400Km de trilhos, muito mais do que São Paulo (73Km) e Rio (41Km)."

2 comentários:

  1. Gostei bastante do vídeo. Muito divertido e acaba mostrando a realidade de uma cidade que, mesmo com um amplo sistema de transporte, ainda tem problemas graves durante esse grande evento olímpico.
    Só me faz pensar como será no Brasil...

    Discutimos bastante sobre isso no nosso blog!
    http://ensaiosfragmentados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de sublinhar que o metrô de Brasilia conta com uma extensao de 46,5 km, sendo o segundo do país. Uma vergonha!

    ResponderExcluir