O arquiteto Sergio Magalhães, que trabalhou na prefeitura do Rio de Janeiro durante o mandato de Saturnino Braga (1986 a 1988), propôs a “reconstitucionalização da metrópole” e afirmou que a solução de alguns dos problemas do município do Rio de Janeiro passa pela democratização do transporte público. “Só se fala em levar transporte para a Barra da Tijuca como se o problema de transporte na Baixada, no subúrbio e na Zona Oeste estivesse resolvido”, criticou o professor, que concluiu: “Estamos em uma cidade em que a rede social, política e integradora, é clandestina e degradante. É preciso reconstitucionalizar o território metropolitano”.
ver mais:
http://www.castelobranco.br/home/index.php?ctrl=noticia&cdCodigo=1330
Serviço:
Ciclo de Palestras e Debates As Prioridades da Cidade Solidária
De 14 de agosto a 11 de setembro, sempre às quintas-feiras das 19h às 22h.
Universidade Castelo Branco (UCB) – Campus Realengo: Av Santa Cruz 1631, zona oeste do Rio. Informações: (21) 2406-7700.
Mediadores: Roberto Saturnino Braga - engenheiro (Instituto Solidariedade Brasil) e Antonio D'Elia - professor do curso de Direito da UCB.
Programação:
Dia 14.ago - Frei Betto (ativista social) e Sérgio Magalhães (arquiteto e professor)
Dia 21.ago - Alba Zaluar (antropológa, professora titular da UERJ, coordenadora do
Núcleo de Pesquisas da Violência – NUPEVI) e Luciana Julião (coordenadora do curso de Comunicação Social da UCB)
Dia 28.ago - Roberto Kauffmann (engenheiro e membro do Sindicato da Indústria e
Construção Civil do Rio de Janeiro) e César Benjamin (jornalista, pesquisador do laboratório de políticas públicas da UERJ).
Dia 04.set - Carlos Lessa (economista, professor, ex-presidente do BNDES) e André Urani (professor do Instituto de Economia da UFRJ, diretor executivo do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade – IETS)
Dia 11.set - Paulo Metri (engenheiro) e Paulo Alcantara Gomes (reitor da UCB)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É uma boa hora para a turma dos urbanistas cobrar posição dos políticos. Nada a comentar sobre o post. COncordo com tudo, do inicio ao fim.
ResponderExcluir