sexta-feira, 11 de julho de 2008

Cafundá no topo das 30 obras de referência


O projeto do Conjunto Habitacional do Cafundá (78/82), de autoria dos Arquitetos Sérgio Magalhães e Ana Luiza Petrik, encabeça a lista das 30 obras de referência da arquitetura brasileira promovido pela Revista Projeto e Design / Arco Web.
"O conjunto habitacional do Cafundá, situado em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro, é o Pedregulho dos anos 1980. Ele representa o último capítulo das grandes propostas modernas de conjuntos habitacionais.
O interesse do projeto reside no dilema de sua concepção. Apesar de o modelo moderno estar desacreditado na época, os autores insistiram por uma alternativa - com influências de Candilis/Josic/Woods -, porém com implantação reconhecidamente baseada na leitura do entorno e da topografia.
Por outro lado, os blocos possuem elementos vazados e brises na fachada que derivam diretamente da experiência da arquitetura moderna carioca, de Jorge Machado Moreira (edifício Ceppas) e, principalmente, Lucio Costa (parque Guinle).
Desde o memorial do concurso, era clara a intenção da equipe de preservar parte da silhueta do morro da Viúva. Apesar da mesma tipologia das unidades, os 14 prédios possuem diversidade de altura - conforme a topografia - e de formas, adequando-se também às curvas de nível. Os brises marcam as circulações horizontais e os cobogós indicam as unidades, todas orientadas para ambos os lados. Cada circulação horizontal atende a três andares - um para baixo e um para cima -, combinada com torres de escadas e elevadores."

Nenhum comentário:

Postar um comentário