quinta-feira, 17 de julho de 2008

O Reencontro do Rio

Artigo de Sérgio Magalhães publicado pelo IETS (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade):

Magalhães, S. O reencontro do Rio. Boletim "Rio de Janeiro: Trabalho e Sociedade". No. 5 Dez anos depois: Como vai você, Rio de Janeiro?: 9 p. 2003.

"O estudo avalia as causas do divórcio entre o Rio de Janeiro e o seu genius loci.

Aponta como causa exógena a perda da centralidade econômica, que permitiu a desconstrução da centralidade política. Como causa endógena, aponta a perda do paraíso, pela degradação dos ambientes naturais e construídos; e a da cordialidade, pela violência urbana.

Para o reencontro, reconhece a importância de políticas nacionais de desenvolvimento e de segurança pública, que sejam federativas e republicanas; mas também defende a autonomia de políticas locais de democratização da cidade, com a articulação das forças políticas fluminenses, institucionais, empresariais e da sociedade, em torno de objetivos comuns, simples, para a recuperação urbanística e ampliação da qualidade de vida da Região Metropolitana.

A construção de uma nova sustentabilidade urbana, apoiada no tripé transporte-habitação-meio ambiente, poderá alcançar o reencontro do Rio de Janeiro com seu genius loci."

ver o artigo todo:
http://www.iets.org.br/biblioteca/O_reencontro_do_Rio.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário