terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Beira-Mar restaurada

O Rio tem poucas paisagens clássicas construídas apenas com edifícios.Dentre elas, citaria: -a perspectiva da Av. Presidente Vargas, com a Candelária ao fundo; e -o conjunto que vai do Passeio Público à Av. Presidente Antonio Carlos, passando pela Mesbla + ed. Serrador + Cinelândia + Beira-Mar, visto desde o Aterro.

Pois esta última paisagem durante alguns anos ficou meio periclitante, depois que a Shell deixou sua antiga sede, à Av. Presidente Wilson com Beira-Mar, e foram anunciados alguns projetos em substituição ao belíssimo edifício Art-Déco, datado de 1935. Um desses projetos, aliás, tinha a bizarra forma de livros empilhados...


Pois, agora, o antigo prédio está totalmente recuperado, funcionando no local os cursos do Ibmec. (Lembre-se: o Ibmec é prestigiosa instituição de ensino em economia, administração e finanças.) Faz muito bem para o nosso coração e para o Rio este resultado.

A população chega ao comício das Diretas Já, na Av. Presidente Vargas, tendo ao fundo a Igreja da Candelária, 10 de agosto de 1984. (Agência JB. Foto de Almir Veiga); Edifício Mesbla (COHEN, Alberto A.. Rio de Janeiro: ontem e hoje.Rio de Janeiro: Amazon, 1998); A Praça Paris e o Edifício Serrador, ao fundo (i.pbase.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário