segunda-feira, 4 de maio de 2009

Seremos campeões?

Após uma semana, terminou hoje a inspeção do Comitê Olímpico Internacional (COI) na cidade do Rio de Janeiro para escolher a cidade sede dos jogos Olímpicos de 2016. A sabatina , além da avaliação das instalações esportivas, abordou temas como segurança, saúde e transportes. Atributos não faltaram: as belezas naturais, o entusiasmo dos cariocas e até o tempo colaborou. Foi notável o esforço de alguns governantes para convencer o COI de que o Rio estava pronto para receber os jogos. Notável e lamentável equívoco porém, atrelar ao evento o desenvolvimento da cidade.

-Se a gente pudesse ter um Rio dos sonhos em 2016 seria esse que a gente constrói na proposta olímpica. Os jogos são um resgate do Rio de Janeiro. A possibilidade de fazer essa Olimpíada significa investimentos enormes e projetos de mais largo prazo para a cidade.- declarou o prefeito Eduardo Paes.

Ora Senhores, o desenvolvimento do Rio não depende de novas e excepcionais oportunidades e sim de uma mudança na política de investimentos.

É inegável o potencial catalisador de uma oportunidade como essa, entretanto, ela não se sustenta sozinha. Assim, sediaremos os jogos e ao final ficaremos com um legado irrelevante ou ainda pior: um legado com impactos negativos do ponto de vista urbanístico e/ou para os cofres públicos.
E se perdermos a disputa? Devemos esperar por 2020?

Está na hora de sairmos da torcida e entrarmos em campo.

3 comentários:

  1. Caro Sérgio,
    Alguns investimentos foram feitos sob o mote do Pan 2007, e muito mais. As Vilas Olímpicas nas favelas ou próximas a elas, nada esperaram. Abaixo, texto do ex-Blog de hoje. Abraços,
    Andréa

    VISITAS DO COI A EQUIPAMENTOS! AS CRÍTICAS FORAM ESQUECIDAS! GRAÇAS A DEUS!


    Na sexta-feira a comissão do COI visitou locais de provas no Rio para os JJOO-2016. Almoçaram no Engenhão. Dos equipamentos visitados, dois deles tem 59 e 55 anos (Maracanã e Maracanãzinho), outros são virtuais (projetos) e apenas os equipamentos construídos para o PAN-2007 foram creditados aos esforços da Cidade por realizar os JJOO-2016. São eles: Engenhão, Arena, Parque Aquático e Velódromo, construídos pela prefeitura do RIO (apesar das criticas) e complexo de tiro em Deodoro, construído pelo governo federal. E o teste com ginásios no Rio-Centro, apresentado em vídeo, comprovando a eficácia no PAN-2007, também pago via concessão pela prefeitura do Rio.

    ResponderExcluir
  2. Cara Andréa,
    Prefiro não entrar no mérito da qualidade das instalações esportivas.
    A minha crítica apenas aponta para um desvio de focalização. Acredito sinceramente que se a prefeitura estiver atenta aos interesses do Rio e trabalhar com o mesmo entusiasmo demonstrado, poderá promover melhorias significativas e deixar um relevante legado para a cidade, independentemente da realização dos jogos.

    ResponderExcluir
  3. Caro Lucas Franco,
    É claro que a cidade não pode esperar. Os governos deveriam agir permanentemente em prol das melhorias. Os Jogos deveriam ser apenas mais um acelerador das ações necessárias. Quanto a isso, nada contra, ressalvada a lisura dos meios e desde que não se prejudique outras prioridades. Abraços,
    Andréa

    ResponderExcluir