domingo, 11 de outubro de 2009

A lição de Barcelona

Sérgio Magalhães
Quando se fala em Olimpíada, é o modelo de Barcelona (1992) que surge em primeiro lugar. Talvez seja o melhor exemplo de aproveitamento de oportunidade para o desenvolvimento urbano e econômico de uma cidade (e de uma região).
Vale a pena conferir a entrevista que o engenheiro e professor espanhol Manoel Herce deu ao Globo. MH foi responsável por importantes projetos e obras dos JO de Barcelona, inclusive responsável pela Vila Olímpica, que, lá, serviu para fortalecer o centro e a recuperação da área portuária...
Entre otras cositas más, Herce defende a possibilidade da Vila Olímpica ser no porto do Rio, e não vê problemas com o COI por uma decisão dessa natureza.

4 comentários:

  1. Carlos Alberto Osório sendo entrevistado neste momento na rádio CBN, dizendo que o Comitê Brasileiro atende à iniciativa privada ao manter os JJOO na Barra e que a Zona Portuária é "inexequível". Lamentável. E ele fala como se mandasse em tudo sozinho.

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  2. A integração dos projetos da Zona Portuária e dos Jogos Olímpicos, junto à estação da Leopoldina e nas franjas da área central da cidade, também estabelece nova oportunidade para o circuito de museus e culturais da cidade. Os parques públicos que poderão ser criados na região — pier Mauá e antigo Gasômetro — reunirão a zona norte e a sul por meio dos jardins de São Cristóvão na Quinta, e pela extensão do parque do Flamengo na faixa de orla que vai do aeroporto Santos Dumont à praça Mauá.
    Que o RIO,assim, VIVA!!!!

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  3. O aeroporto Santos Dumont deveria ser ligado ao Tom Jobim pelo VLT, que teria paradas na Praça XV, Praça Mauá e Ilha do Fundão, entre outras. Parte da linha seria elevada, para não obstruir os pedestres e carros.
    Este VLT deveria ligar também o Tom Jobim ao Terminal Alvorada e ao Jardim Oceânico, na Barra. Ali deveria ser a estação final do metrô que viria da Zona Sul.
    Parques deveriam ser criados nas franjas da área que fica entre a Avenida Brasil e a Baía de Guanabara, construindo-se ali bairros populares com escolas e postos de saúde.
    O BRT cairia melhor na Avenida Brasil, ligando a Central a Santa Cruz e fornecendo transporte de qualidade para estes bairros.

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  4. Osório fala em nome de Nuzman, mas o Rio não é dele. Todos sabemos, como ele defende os J. O. na Barra. Mas, peço a você e a todos que pensam um Rio melhor e mais sustentável e inclusivo não abandonem a discussão da idéia do Porto.

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