terça-feira, 27 de julho de 2010

Em tempo real


Sérgio Magalhães
O arquiteto franco-brasileiro Márcio Tomassini chamou a atenção para a versão digital do jornal francês Le Monde, que tem uma coluna sobre o tempo e outra coluna, ao lado, sobre o trânsito na cidade metropolitana de Paris.
Você quer sair e confere o clima, escolhe a roupa; confere o trânsito, escolha a rota. Se mudar o tempo e a roupa escolhida não se adaptar às novas circunstâncias, tem chance de passar frio, ou calor, ou ficar encharcado. Mas se o trânsito engarrafar, pode sempre escolher outro caminho. Basta ter o site do Le Monde à mão.
Márcio já encontrou também outro site que informa on line sobre a rede de metrô e trens metropolitanos da região parisiense.
Todos sabemos que o metrô de Paris é o máximo. Tem 350 estações, apenas no núcleo. Agora, a região metropolitana de Paris, que tem um sistema radial, terá um anel metroviário interligando todas as comunas da região. Lembremos que a Grande Paris tem uma população equivalente ao Grande Rio.
Os trens chegaram ao Rio apenas 20 anos depois de chegarem a Paris. Mas no metrô, Paris está investindo há 110 anos. Nós, há apenas quarenta anos. Nosso tempo real tem diferença de 70 anos!Chegaremos lá? Chegaremos lá!

Site do Le Monde: www.lemonde.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário