domingo, 18 de julho de 2010

Políticos, atenção: cidade dá votos.

Sérgio Magalhães
Conversava há dias com um amigo muito entendido em política eleitoral. Perguntava o motivo pelo qual os políticos brasileiros não tratam de temas urbanos, embora mais de 80% dos brasileiros morem em cidades. Digo que não tratam, porque entra eleição e sai eleição e problemas nitidamente urbanos passam ao largo das campanhas. Agora mesmo, os programas eleitorais conhecidos não destacam a cidade como lugar a ser privilegiado no governo.
Meu amigo ponderou que talvez sejam temas que não empolguem o eleitorado. Minha opinião é outra: se colocado na pauta do debate, por certo terão resposta positiva.
Assim, foi com dupla satisfação e curiosidade que li a notícia que o candidato Serra, em sua primeira visita ao Rio de Janeiro depois da convenção, fez uma visita aos subúrbios da Zona Norte em trem da Supervia. E que prometeu transformar o sistema ferroviário em metrô de superfície. Fiz um comentário que está pouco aí abaixo, intitulado “Olha a ZN aí, gente.”
Pois não é que O Globo de hoje anuncia que este projeto foi o que mais aplausos recebeu entre todas as promessas dos candidatos? Pelo “promessômetro” do Globo, transformar os trens em metrô dá votos!

Oxalá a politização do tema possa modificar a realidade, para melhor, é claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário