sábado, 6 de dezembro de 2008

“The Global Urban Context” - Urban Age


Na mesa de discussão “The Global Urban Context”, foi apontada com freqüência a importância da atual crise econômica mundial.
Michael Cohen (New School University - New York) apontou alguns impactos da crise atual como a contração das economias urbanas; o possível aumento da informalidade, das desigualdades e da migração para os grandes centros devido a queda da qualidade de vida rural nos países que tem os commodities como base da economia; um maior risco de impactos infra-estruturais e menos cidadania devido a um setor público mais fraco. Em resumo, um momento de muitos riscos urbanos.
Saskia Sassen (London School of Economics e Columbia University) nos presenteou com uma interessante apresentação onde colocou que na verdade não há uma economia global e sim circuitos especializados em partes diferentes do mundo. E que esses circuitos não são necessariamente econômicos e podem ser também culturais, ambientais, entre outros setores possíveis.
Sassen afirmou também que existe mais flexibilidade nos níveis das economias urbanas que no mercado financeiro, e que as cidades devem usar a importância de sua escala para maximizar sua diversidade e sua flexibilidade para superar as conseqüências da atual crise.
Andrea Calabi e Raquel Rolnik (USP) ressaltaram a necessidade de ver a crise como oportunidade do Governo intervir no rearranjo das possibilidades metropolitanas.
Por fim, André Urani (IETS) destacou a necessidade de mudanças institucionais para melhorar a governança e de maior flexibilização institucional e econômica, compartilhando com a opinião de Sassen.

Um comentário:

  1. Quem se interessar por assistir videos completos de todas as palestras desse evento e respectivas apresentações em power point, visitar endereço

    urban age sao paulo workshop programme on line

    um primor de organização.
    Manoel Ribeiro

    ResponderExcluir