sábado, 6 de fevereiro de 2010

Qual é o prédio mais bonito do Rio?

Lucas Franco
No último domingo, o jornalista Bernardo de La Peña publicou uma nota na coluna do Ancelmo Gois intitulada: Qual é o prédio mais feio do Rio?, divulgando a seleção de alguns arquitetos cariocas para o tema.
Uma pena. Logo eles, que costumam escrever notas e lançar enquetes que exaltam a beleza e exuberância social, cultural e da natureza carioca preferiram buscar o feio para falar de arquitetura.
Assim, em resposta a nota, em defesa da bela arquitetura, e ainda, em nome da equipe do Cidade Inteira, gostaria de lançar a enquete: Qual é o prédio mais bonito do Rio?
Para iniciar a disputa, mas tentando fugir dos medalhões, dos lugares comuns, e a fim de valorizar a sensibilidade coletiva, decidi escolher um conjunto, o notável e diversificado conjunto arquitetônico da Praia do Flamengo. Do castelinho Art Nouveau e o moderno edifício da Manchete, passando pelas acentuadas esquinas ecléticas formadas pelos parisiense Edifício Guinle e o Toscano Seabra, até as varandinhas Déco do Edifício Biarritz.
Enfim, edifícios da época em que os prédios tinham intenção, você podia identificar a entrada, as fachadas eram trabalhadas, e é claro, não se abria mão do estilo (com duplo sentido, por favor).
E para você, qual é o prédio mais bonito do Rio? Responda, participe. Críticas, sugestões e comentários serão muito bem-vindos.
Leia aqui a nota de BLP e AG.

10 comentários:

  1. Boa ideia, Lucas.
    Diferentemente de outras cidades, o Rio tem uma especial apreensao da arquitetura como construçao coletiva. Em geral, os predios, em si, nao nos bastam como expressao arquitetönica. É preciso uma certa reverência ao conjunto, onde, evidentemente, a paisagem também é protanogista. Podemos destacar o ed. do MEC como uma unidade magistral. Mas, mesmo aí,sua autonomia é relativa, porque ela se potencializa justamente com magnitude dos quarteirões fechados que o protegem. O ed. da ABI é outro bom exemplo de alta qualidade em que a cidade é chamada a compor -e, mais do isso, a participar.
    Não é gratuito, Lucas, que quando vocë vai escolher o prédio mais bonito do Rio, voce se curve ao conjunto da Praia do Flamengo.
    Belíssima escolha. Assino com vocë.
    Sérgio

    ResponderExcluir
  2. Lucas,
    Mesmo reconhecendo a sua intenção e admitindo que desde criança sempre achei o "Biarritz" um dos prédios mais bonitos da cidade do Rio de Janeiro, não posso concordar com o título dado a essa enquete. Ao afirmar que o edifício Biarritz seria "o prédio mais bonito do Rio" eu poderia ser acusado de estar sendo negligente ou parcialmente ideológico ao excluir o MEC o a ABI desse rol de favoritos. Para evitar mal entendido só voto no Biarritz se o contexto se limitar à Praia do Flamengo. Lembro que na Praia do Russel há exemplares fantásticos, logo após a antiga Manchete (que não está na Praia do Flamengo).
    Abs, Janot

    ResponderExcluir
  3. Caro Janot, o mal-entendido só pode ser fruto da minha inabilidade literária. Os excepcionais edifícios da ABI e MEC ficaram de fora simplesmente porque eu estava “... tentando fugir dos medalhões, dos lugares comuns, e a fim de valorizar a sensibilidade coletiva, decidi escolher um conjunto...”. Assim, não pretendia conferir ao Biarritz o título de “O Prédio mais bonito do Rio” isoladamente, e sim ao diversificado conjunto de edifícios da Praia, onde além dos edifícios já mencionados, ainda poderíamos incluir o moderno Guarabira, o luxuoso Tabor Loreto e porque não esticar um pouquinho mais até o Russel e considerar os edifícios Ypê e Lage.
    E por aí vai... Uma bela aula de arquitetura, escolas e estilos.
    Um grande abraço,
    Lucas.

    ResponderExcluir
  4. Fala Lucas! Grande sacada a sua! Eu fico com vários me passeando pela cabeça: o da ABI, o da Manchete, o Biarritz, a (maltratadíssima) Faculdade de Arquitetura do Fundão, são muitos.
    Esses todos que me perdoem, mas eu fico mesmo é com o MEC. Esse é hors concours.
    Valeu, meu amigo!
    Caíque Fellows.

    ResponderExcluir
  5. Lucas querido! Fico feliz de ver aumentando a sua paixão pela arquitetura.Acho que mesmo considerando somente a Praia do Flamengo e adjacencias,a tarefa de votar no edificio mais bonito continua dificil mas sua seleção foi perfeita. Como estou indecisa, fico entre o "Biarritz"-categoria residencial e o da "Manchete"-categoria empresarial.Beijos da sua fã Ana Maria

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lucas!
    Difícil fugir do que você chama de medalhões - não é à toa que eles ganharam essas medalhas, afinal!
    Mas, na minha cabeça, os que você citou, especialmente o Biarritz, é um medalhão também (tanto é que todo mundo sabe do que se trata).
    Como conjunto, eu citaria a Rua da Carioca, só pra lançar uma segunda candidatura e alimentar a discussão.
    Abrs,

    ResponderExcluir
  7. O prédio mais bonito do Rio? tô na dúvida...

    Será o edificio da Vivo na Praia de Botafogo em frente à Voluntários? Ou será o Clube do Flamengo na Lagoa (Gavea)? Ou o clube Monte Líbano? Ou o World-Trade-Barra, aquele da "Estátua da Liberdade"? Ou todo o conjunto arquitetonico da Barra da Tijuca, incluindo a super-ecologica e politicamente correta Cidade da Música?

    Também adoro a Selva de Pedra, a Morada do Sol, o Edifício Rajá, a sede da Coca-Cola na Praia de Botafogo...

    E todos os edificios da Era Musa com suas gradinhas de aluminio anodizado e suas estruturas ressaltadas na cor concreto, que charme e originalidade...

    E amo de paixão o edificio todo de vidro azul na Delfim Moreira 900, um exemplo primoroso da arquitetura RJZeana.

    Enfim são tantos exemplos magnificos de arquitetura que realmente, não à toa, somos conhecidos como Cidade Maravilhosa!!!

    Ah, mas se fosse para escolher o monumento mais bonito eu não teria dúvidas: o injustamente abatido Obelisco de Ipanema, claro.

    ResponderExcluir
  8. Penei mas consegui meu apto no quarteirão "da praia" da Paissandu, nessa região nobilíssima e que sempre considerei arquitetonicamente a "orla" mais bonita da Cidade. Pena – ou sorte – que o mercado imobiliário jamais a equipare a Copa-Ipa-afins.

    ResponderExcluir
  9. Para mim é o Castelo da Fiocruz, na Av. Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Edifício mais bonito do Rio o Coplexo Cultural do Skateboard, Casarão do Skate, pena que ainda não foi construído.

    http://www.facebook.com/photo.php?pid=2561529&id=547532662

    http://www.facebook.com/photo.php?pid=2561529&id=547532662

    http://www.facebook.com/photo.php?pid=2561529&id=547532662

    http://www.facebook.com/photo.php?pid=2561529&id=547532662

    http://www.facebook.com/photo.php?pid=2561529&id=547532662

    ResponderExcluir