sexta-feira, 18 de junho de 2010

A cidade ainda ali estava.

André Luiz Pinto
José Saramago morreu hoje, na sua casa de Lanzarote. Aos 87 anos, o escritor deixa uma obra vastíssima, pela qual venceu o Nobel da Literatura em 1998.


Entre suas obras destacam-se: História do Cerco de Lisboa (1989), O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991), Ensaio Sobre a Cegueira (1995), Ensaio sobre a Lucidez (2004), A Viagem do Elefante (2008) e, por último, Caim (2009).


Nascido em 1922, na Azinhaga, uma pequena aldeia no concelho da Golegã, Saramago cresceu em Lisboa, e sobre a cidade escreveu um belo artigo republicado no seu blog "Outros cadernos de Saramago". O motivo ele mesmo explica nas palavras abaixo:


Mexendo nuns quantos papéis que já perderam a frescura da novidade, encontrei um artigo sobre Lisboa escrito há uns quantos anos, e, não me envergonho de confessá-lo, emocionei-me. Talvez porque não se trate realmente de um artigo, mas de uma carta de amor, de amor a Lisboa. Decidi então partilhá-la com os meus leitores e amigos tornando-a outra vez pública, agora na página infinita de internet e com ela inaugurar o meu espaço pessoal neste blog.
Link do Artigo de Saramago "Palavras para uma cidade"


"Depois levantou a cabeça para o céu e viu-o todo branco, Chegou a minha vez, pensou. O medo súbito fê-la baixar os olhos. A cidade ainda ali estava."

Nenhum comentário:

Postar um comentário