Sérgio Magalhães
Com a visita a Bangu pelo trem da Central do Brasil, ante-ontem, o candidato a presidente José Serra se comprometeu a transformar os trens em metrô. Ontem, foi o candidato a governador, Fernando Gabeira, que anunciou igual compromisso.
Para os que temos defendido esse projeto como uma das mais importantes prioridades metropolitanas, as notícias são alvissareiras. Será com a politização do tema que ele terá chance de ir para a agenda pública e se tornar realidade.
Vale a pena lembrar o que significa transformar os trens em metrô:
primeiro, a oferta de um sistema de transporte público de qualidade compatível com os nossos tempos para todos os subúrbios cariocas e para parte importante da Baixada Fluminense, alcançando cerca de 70% da população;
segundo, implica em estimular a requalificação ambiental e urbanística dos bairros atendidos, sobretudo pelo reforço das centralidades que se encontram relacionadas às estações, origens desses bairros;
terceiro, e talvez o mais importante, dará condições de reversão no quadro de decadência desses bairros e, no médio prazo, sinalizará a possibilidade de que os moradores que vierem a progredir possam permanecer aí, em um novo ciclo virtuoso de desenvolvimento.
A metropolização dos trens, obviamente não é apenas fazer com os trens sejam seguros, adequados, confiáveis, e que circulem em intervalos reduzidos (talvez a cada 3 ou 4 minutos). É também tornar viáveis as estações: com acessos adequados, escadas rolantes, coberturas em todas as plataformas. Isto é: passarem a ser lugares de hoje.
Vejam a foto da única estação em que as três linhas se encontram, a estação de São Cristóvão, centro do Rio: escadas fixas, descobertas, que obrigam os usuários a subirem e descerem altura equivalente a 3 andares; plataformas igualmente descobertas, seja para o sol seja para chuva; entre outras “facilidades” constrangedoras. Chega a ser um deboche para com a população carioca.
Agora, vamos torcer para que a candidatas Dilma Roussef e Marina Silva, bem como o governador Sérgio Cabral, candidato à reeleição, também assumam o compromisso de transformar plenamente os trens em metrô.
Com a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, essa transformação em todo o sistema será, talvez, o mais importante legado possível que estes grandes eventos poderão deixar à cidade.
Veja também:
O Globo - No Rio, Serra promete metrô de superfície
Cidade Inteira - Encruzilhada
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