sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Fórum Urbano Mundial

Iazana Guizzo
O V Fórum Urbano Mundial será realizado no Rio de Janeiro entre 22 e 26 de março, em sua primeira vez na América Latina. O evento visa debater ações para tornar as cidades mais sustentáveis e inclusivas, trabalhando temas como transporte, habitação e saneamento. Estima-se um número de dez mil participantes entre representantes de governo, ongs, universidades e sociedade civil. O tema central do FUM será "Direito à Cidade: Unindo o Urbano Dividido". O encontro terá seis eixos de trabalho, a saber: "Levando adiante o Direito à Cidade"; "Unindo o Urbano Dividido"; "Acesso Igualitário à Moradia"; "Diversidade Cultural nas Cidades"; "Governaça e Participação"; "Urbanização Sustentável e Inclusiva".
Desde 2001 quando foi deliberado em uma assembléia da ONU, o evento acontece bienalmente e é promovido pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat). Segundo a revista AU o fórum terá três sessões plenárias, seis palestras, oito debates, 72 eventos de networking e 24 cursos de treinamento. Além disso, contará com exposição de trabalhos acadêmicos, atividades temáticas e uma exposição cultural e histórica sobre diversas cidades do mundo. Haverá, ainda, exposição em uma área de 20 mil m² envolvendo conceitos, tecnologias, técnicas e pesquisas. Para mais informações:


No Brasil a mobilização dos movimentos, entidades, organizações e redes já começou. O Fórum Nacional de Reforma Urbana convoca desde meados de novembro reuniões para definir a mobilização, atividades e a plataforma dos movimentos sociais para o 5º FUM. Acredito que o IAB poderia compor essa rede e aproveitar esse espaço para colocar as questões de sustentabilidade e habitação que envolve os projetos olímpicos. [segue o e-mail do Fórum para as organizações que se interessarem: forumreformaurbana@fase.org.br ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário