terça-feira, 5 de janeiro de 2010

INICIATIVA BCN-RIO 2016

Lucas Franco
O ano já é novo mas ainda continuo colhendo frutos do passado, como o belo relato que recebi esta manhã, do professor Jorge Piqué. 
"BARCELONA 14/12/2009,
No dia 12 de dezembro de 2009, um numeroso grupo de brasileiros, espanhóis e estrangeiros, que vivem em Barcelona, vestidos com as cores verde e amarelo e levando bandeiras brasileiras, realizou uma grande comemoração pela recente eleição da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Neste dia, conduzidos por uma batucada de tambores brasileiros do grupo de percursão afro-brasileira KETUBARA e pelo grupo de capoeira VADIAÇÃO, aconteceu uma passeata ao lado do Porto de Barcelona, saindo da escultura urbana de Roy Lichtenstein (criada para os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992), com direção ao monumento a Cristóvão Colombo (onde a estátua do navegador aponta para as Américas), aos pés das famosas Ramblas, no centro da cidade.
A área do porto de Barcelona é um bom exemplo de como os Jogos Olímpicos podem ser uma grande oportunidade para a cidade inteira que os sedia. Foram exatamente os Jogos de 1992 que permitiram que o porto fosse integralmente remodelado e transformado em uma importante área de lazer, hoteleira e empresarial, a disposição de todos os cidadão e dos numerosos turistas que visitam a cidade a cada ano.
O prefeito carioca Eduardo Paes disse em uma entrevista durante a Conferência de Lausanne 2009 que “quer que no Rio aconteça o mesmo que aconteceu em Barcelona, que a cidade se transforme totalmente e entre para a lista de lugares que se há de visitar no mundo”. Expressou também seu desejo de que, depois dos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro se converta em uma “cidade moderna, sofisticada, progressista, com glamour, de tendências”, assim como Barcelona.
Depois dessas declarações – e conscientes de que Barcelona é declaradamente um modelo olímpico para o Rio de Janeiro – um grupo de brasileiros residentes na capital condal se organizou para celebrar esta irmandade entre as duas cidades. Assim nasceu a Iniciativa Barcelona – Rio 2016 (www.bcn-rio2016.com), que organizou a comemoração deste sábado por essa conquista inédita para a América do Sul."
Leia aqui o release oficial na íntegra
Veja aqui algumas fotos do evento
Assista aqui e aqui a alguns vídeos do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário