sábado, 29 de novembro de 2008

Casa Papagaio


Em entrevista publicada na Revista ViverCidades, Ariano Suassuna critica a produção da arquitetura brasileira de forma bem peculiar:

"A arquitetura brasileira contemporânea nem é 'arquitetura' nem é 'contemporânea' – porque está copiando a arquitetura européia de 20 anos atrás –, e nem é 'brasileira'."

(...) "outra coisa que me incomoda é que a arquitetura não tem cor. A primeira vez que fui a Brasília, a impressão que tive foi que fizeram um susto a essa cidade. Ela empalideceu. E nunca mais se recuperou, não é ?"

(...) "Aí, um dia, chegou um jovem arquiteto lá em casa e disse: "Ariano, me diga uma coisa, você quer que a casa seja um papagaio ?" Eu não tô querendo que a casa seja um papagaio, mas se a opção for entre 'mausoléu' e 'papagaio', eu quero papagaio. Pelo menos fala; não é verdade ? "

Riscos no Rio

Andréa Albuquerque G. Redondo, arquiteta e ex-secretária municipal de urbanismo, escreveu na coluna OPINIÃO do Jornal O Globo o artigo: Riscos no Rio.

A arquiteta faz um rápido histórico das leis que regularam a construção civil no Rio de Janeiro.

"Em tempos de mudança na gestão do Rio de Janeiro cabe refletir sobre as leis que regem a construção civil na cidade desde meados do século XX. O estímulo à construção de prédios de grande volumetria e altura seguiu uma curva crescente até 1975, quando se iniciou um processo inverso, presente até hoje."
e
"(...) espera-se que o prefeito eleito compreenda, acolha e dê continuação a esse conjunto de decisões em favor do Rio (...)".

texto na integra

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Recuperação dos morros do Rio

Os morros do Rio também podem ser recuperados, como se vê nos exemplos abaixo. O programa "mutirão reflorestamento" é o responsável, com resultados esplêndidos. Durante os anos 1993-1999, esteve associado à política habitacional da cidade, na Secretaria Municipal de Habitação. Desde então, está sob a coordenação da Secretaria Municipal do Meio-Ambiente, da Prefeitura do Rio. Vale a pena conferir.

(Origem das fotos: ex-blog CM)


Morro do Sumaré, Rio Comprido

http://farm4.static.flickr.com/3171/3062161823_0e0e2bdb93_b.jpg
http://farm4.static.flickr.com/3242/3063000064_ab877b8701_b.jpg


Morro da Babilônia, Urca/Leme

http://farm4.static.flickr.com/3253/3063000852_723f5de14c_b.jpg
http://farm4.static.flickr.com/3016/3062992822_88721253c9_b.jpg


Morro Dois Irmãos, Leblon

http://farm4.static.flickr.com/3165/3063000552_80890bd8d9_b.jpg
http://farm4.static.flickr.com/3056/3062157381_ebb96eb38f_b.jpg

[por SM]

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Trânsito do Rio de Janeiro

O Arquiteto Flávio Ferreira faz uma proposta para resolver o trânsito do Rio de Janeiro.

"Um dos poucos consensos entre os especialistas (embora não entre a população) em relação ao trafego congestionado das metrópoles é diminuir a circulação de carros particulares nas ruas. São eles, e não os ônibus e caminhões que congestionam a cidade. É necessário mostrar a classe média que os “bandidos” do trânsito não são os ônibus e caminhões, mas seus próprios carros."


Segundo Ferreira: Vale a Pena tentar!

texto na integra

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Novo secretário de Urbanismo

O futuro secretário de Urbanismo, engenheiro Sérgio Moreira Dias, quer dar ao Centro do Rio um perfil mais residencial, para que as pessoas residam mais próximo de seus empregos. Para facilitar os deslocamentos, ele pretende implementar projetos de ciclovia integrando várias áreas da cidade.
"A Zona Sul é como uma sala de espetáculos em que a lotação está esgotada. Precisamos partir ir para outra sessão", disse ele, referindo-se a áreas da Zona Norte que sofrem vazios urbanísticos e econômicos.

"Estou com 61 anos de idade, tenho um escritório muito bem estabelecido. Tudo o que tenho na minha vida, desta gravata e paletó aos meus bem materiais veio do meu trabalho nesse escritório. E agora está na hora de assumir o desafio. A partir deste momento eu tenho uma vida mais comprometida com a cidade. Mas é uma forma que todos nós temos de dar um pouquinho de troco para a cidade, que é maravilhosa, a mais bonita do mundo", disse.


Estas e outras opiniões do futuro secretário, confira em O Dia online :

http://odia.terra.com.br/rio/htm/paes_anuncia_secretario_de_urbanismo_212381.asp

[por SM]

sábado, 8 de novembro de 2008

síndico?

O colunista de "O Globo" Arthur Dapieve escreveu nesta sexta-feira (07/10/08) sobre a tendência, confirmada nesta última eleição municipal, de consagração da figura do Prefeito como síndico.

Dapieve alerta, usando exemplos como Paris e Nova Iorque, que "a idéia do prefeito como homem de ação e não de idéias está fadada à frustração, ainda mais em grandes cidades, obviamente problemáticas. Porque ele não resolve todos os problemas que promete resolver. Não tem como. Nenhum burocrata, por mais competente que seja no uso da máquina pública, muda em profundidade uma metrópole (e o Rio precisa de guinada radical, não de remendos) sem apelar à consciência da população."

Vale a pena conferir, veja a coluna na integra:
http://outrorio.blogspot.com/2008/11/chamar-o-sndico-metrpoles-precisam-de.html

08 de Novembro - O Dia Mundial do Urbanismo

No dia 08 de Novembro comemora-se o Dia Mundial do Urbanismo. Segundo importantes organismos profissionais dos urbanistas como a Associação Internacional dos Urbanistas (ISOCARP, sigla em inglês), Conselho Europeu dos Urbanistas (CEU), Associação Asiática das Escolas de Planejamento Urbano e Regional (APSA), Associação Norte Americana dos Planejadores Urbanos (APA). A data é comemorada desde 1949, como uma estratégia para promover a consciência, a sustentação, a promoção e a integração entre a comunidade e o Urbanismo, de forma participativa, em todos os níveis de governo. Então é uma ótima oportunidade para repensarmos, refletirmos melhor sobre o Urbanismo enquanto área do conhecimento e sobre as reais condições de vida da população das cidades brasileiras.

Fonte: Sociedade Brasileira de Urbanismo
http://sburbanismo.vilabol.uol.com.br/dia_mundial_urbanismo.htm

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Obama para prefeito!

O belíssimo discurso de vitória de Barack Obama foi direto ao coração de milhões de pessoas mundo afora. Falou bonito.

Mas um aspecto não se pode deixar de destacar: ele abordou a grave crise financeira atual –a maior em décadas- apenas em um momento, quando diz: “se essa crise financeira nos ensinou uma coisa, foi que não podemos ter uma próspera Wall Street enquanto a Main Street sofre.”

Grande Obama! Ele justamente cita a Main Street, que neste caso simboliza todas as ruas, a cidade, o povo. Entre tantos modos e metáforas possíveis, é na cidade que ele apóia a idéia de bem estar e prosperidade coletiva!

[por Sérgio Magalhães]

terça-feira, 4 de novembro de 2008

"sim, o prefeito tem de saber muito"

O Jornalista do "O Globo", Aydano André Motta no blog Chope do Aydano destacou a importância do conhecimento da cidade no resultado das eleições cariocas.
"- sim, o prefeito tem de saber muito -"
Veja o motivo que Aydano atribui a derrota de Gabeira:
"Só não ganhou por pecados que são todos seus. A arrogância de estudar pouco a cidade (...)"

Veja o post do blog de Aydano em:
http://oglobo.globo.com//rio/ancelmo/chopedoaydano/post.asp?cod_post=135847

[por Sérgio Magalhães]

Escuta das Barcas

O texto "Escuta das Barcas" da Arquiteta Iazana Guizzo foi publicado na revista eletrônica redobra, criada a partir do encontro Corpocidade em Salvador: Uma crítica poética sobre os diferentes modos de atravessar a Baía de Guanabara. Diferenças colocadas a partir da chegada da barca nova que proporciona mudanças significativas no espaço da barca.

Segue o link para texto na íntegra:
http://www.corpocidade.dan.ufba.br/dobra/05_06_leitor2.htm