sábado, 29 de novembro de 2008

Casa Papagaio


Em entrevista publicada na Revista ViverCidades, Ariano Suassuna critica a produção da arquitetura brasileira de forma bem peculiar:

"A arquitetura brasileira contemporânea nem é 'arquitetura' nem é 'contemporânea' – porque está copiando a arquitetura européia de 20 anos atrás –, e nem é 'brasileira'."

(...) "outra coisa que me incomoda é que a arquitetura não tem cor. A primeira vez que fui a Brasília, a impressão que tive foi que fizeram um susto a essa cidade. Ela empalideceu. E nunca mais se recuperou, não é ?"

(...) "Aí, um dia, chegou um jovem arquiteto lá em casa e disse: "Ariano, me diga uma coisa, você quer que a casa seja um papagaio ?" Eu não tô querendo que a casa seja um papagaio, mas se a opção for entre 'mausoléu' e 'papagaio', eu quero papagaio. Pelo menos fala; não é verdade ? "

Nenhum comentário:

Postar um comentário