segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Números (II)

Eduardo Cotrim
Ouvi recentemente de um conhecido, provavelmente leitor deste blog, que Copacabana “só é superada em população e densidade pelas favelas, tipo Alemão e Rocinha...”. E complementou: “...a Rocinha, então, com aquele mundão todo...”
Desculpe, C, mas não resisti em mandar isso para o blog e você vai perder a aposta...
Apostei com C que ele estava redondamente enganado quanto às duas comunidades, mas é verdade que na hora não havia números ao alcance. Depois de verificados, concluí que Copacabana tem um pouco mais do dobro de população que o Alemão, supondo-se que a população de Copa tenha se mantido estável nos últimos dez anos. Para serem iguais, seria necessário que 78.000 pessoas abandonassem o bairro.
Para ilustrar melhor tal evasão de residentes, Copacabana teria mais de 600 edifícios completamente desocupados, o que representaria a totalidade das 2 fileiras das quadras da orla.
Quanto ao Complexo, se recebesse os 78.000 novos moradores, seria preciso acrescentar 1 pavimento em cada casa, e ainda assim permaneceriam 11.000 pessoas do lado de fora[1].
No que diz respeito às densidades, se fossem invertidas, pois a aposta se referiu também a esse aspecto, Copacabana deveria perder 125 habs/ha. Para permanecer com a mesma densidade do Alemão, mantidos os residentes originais de Copa, a área de Copacabana deveria ser acrescida de 220 ha. Essa superfície equivale a todo Andaraí ou a um estacionamento para abrigar 66.500 veículos.
O Alemão, por seu turno, para se igualar à Copacabana em densidade, precisaria reduzir seu território em 100,5 ha. Em outras palavras, o bairro perderia aproximadamente 1/3 de sua superfície, remanescendo parcos 192,5 ha, realojando nessa mesma área 24.127 moradores, com acréscimo de 6.520 casas.
Complexo do Alemão
Copacabana
No entanto, para que a aposta obtenha êxito pleno, e nessa vou me dar bem, cabe ainda a comparação entre os dois bairros, permutando-se, simultaneamente, populações e densidades.
Para que Copacabana tenha 69.000 moradores e sua densidade seja de 233 hab/ha (os mesmos dados do Alemão), Copa deverá remover os 78.000 residentes e transferir para um outro bairro qualquer, o domínio administrativo de 114 ha de seu território. Essa área é equivalente a toda a faixa das mencionadas quadras do Posto 6 ao Leme, com 80 ha, acrescida do forte de Copacabana e parte do penhasco do Morro dos Cabritos, que somados perfazem os restantes 34 ha.
Quanto ao Alemão, para se tornar denso e populoso como Copacabana, precisaria agregar ao seu território, já todo acrescido de 1 pavimento, aquelas 11.000 pessoas que ficaram do lado de fora, em novos 2.973 pisos ou lajes. Deveria ainda aceitar a doação de 114 ha de uma grande área vazia, disponíveis até hoje, no vizinho Engenho da Rainha, desde que passasse a ser ocupada com 600 edifícios de 8 pavimentos colados nas divisas.
Para que fosse mantida a tipologia volumétrica do Complexo, a título de curiosidade (pois isso alteraria a relação densidade-população da aposta), seriam necessários não os 114 ha, mas 354 ha ou o bairro inteiro da vizinha Inhaúma.
Mas na Rocinha, C ganha o ponto - acertou no quesito densidade. O bairro é quase 3 vezes menor em área e concentra uma população 2 vezes menor que Copacabana.
Ainda que seja menor, menos populosa que Copacabana e com todo o verde que integra o bairro a Noroeste e a Sudeste, que a Rocinha é 1/3 mais densa é...mas também não apostei lá grandes coisas....


Lembrete: 1 ha = 10.000m2 ou a um quadrado de 100m x 100m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário