sábado, 30 de abril de 2011

"O novo centro metropolitano"

Mauro Osório
Ontem o O Globo publicou, um Suplemento Especial, com a seguinte matéria dae capa: "Rio se transforma na capital dos novos imóveis comerciais".

Na matéria existe o seguinte trecho: "Graças às expectativas geradas pelas obras de infra-estrutura viária, grandes empreendimentos são anunciados na Barra e no entorno da Baixada de jacarepaguá. Ali, a Avenida Embaixador Abelardo Bueno desponta com ambições de se tornar o novo centro metropolitano do Rio, como teria imaginado, há 40 anos, o arquiteto e urbanista Lúcio Costa".

Ainda na matéria, existe o seguinte destaque: "O futuro centro do Rio vai ser a Barra da Tijuca; o centro metropolitano será o que a Avenida Rio Branco é hoje" (citação, destacada na matéria, de Caetano Sani, diretor da Brookfield Incorporações).

Será que essa é a estratégia adequada para a cidade, ou deve ser reforçado o centro histórico e a zona portuária, como área central, conf orme política desenvolvida pela Prefeitura?

9 comentários:

  1. O globo mostra hoje o verdadeiro rio de janeiro e seus cariocas. Tirando os recursos naturais, não sobra muita coisa. O Rio de fachada é simplesmente horroroso. Com certeza, não são os paraíbas que estragaram o Rio. Foram os cariocas, com seus arquitetos, engenheiros, economistas,lobistas, vigaristas e o povinho povão.

    ResponderExcluir
  2. corrigindo o meu portugues mequetrefe : Não foram os paraíbas que estragaram o Rio.

    ResponderExcluir
  3. Algum de vocês já procurou saber se algum destes terrenos foi comprado? A maioria deles foi moeda de troca para "obras" de infra estrutura que nem sempre atendem às especificações necessárias. Assim nesta região, terras públicas do Estado estão sendo doadas às construtoras... E assim, a Barra da Tijuca está ficando inchada e sem a infra estrutura necessária.

    ResponderExcluir
  4. Essa ideia de que a Barra vai ser o novo centro do Rio, além de ir de encontro com as políticas públicas de promoção e recuperação da Zona Portuária e do próprio Centro, é cafona demais.

    ResponderExcluir
  5. É óbvio que há de se melhorar a Barra da Tijuca, pois, como sabemos, se tem Lúcio Costa no meio, não presta. Se transformarem a Barra em um lugar agradável - leiam Jane Jacobs: MOrte e Vida de Grandes Cidades para uma referência de como deve ser uma cidade agradável- todos teremos melhorado. Claro, você nos sugere um problema grave: a leniência do povo brasileiro. Todos sabemos que político é corrupto (generalizo, porque erro pouquissimo) e assim os empreiteiros farão o que apenas lhes interessar. como estamos vendo, o Rio foi degradado pela especulação imobiliária reles (a desordem aguda começa com Negrão de Lima, não?). Os arquitetos, principalmente, deveriam dar o rumo urbanístico. Mas com essa contradição de Niemeyer e Lúcio Costa como ícones de nossa arquitetura , a bagunça urbanistica, ao invés da boa bagunça da cidade, é o que teremos.

    ResponderExcluir
  6. A Barra nunca vai ser o centro do Rio. No máximo, vai ser o centro de um apêndice, quase que o centro de uma "cidade vizinha", que não é mais Rio de Janeiro. Isso porque a Barra nasceu de concepções urbanísticas ultrapassa, uma idéia de futuro onde se imaginava que um carro por pessoa era algo perfeitamente viável e sustentável. De highways sem fim e bairros sem esquinas. A Barra é a opção para quem desistiu da cidade. Um "suburb" anacrônico transplantado para os trópicos. Condomínios que vendem segurança e uma vida onde todos são "classe média". Vai ter sempre quem prefira isso, mas esses não nasceram para viver no Rio de verdade. Um Rio cujo futuro reside na recuperação da Zona Portuária e na Cidade Nova, ajudando a revalorizar a Zona Norte. Enfim, creio que a Barra e o Rio serão duas cidades distintas convivendo em paz, ainda que semprwe falando mal uma da outra.

    ResponderExcluir
  7. estava tudo ótimo, até o "ou deve ser reforçado o centro histórico e a zona portuária, como área central, conforme política desenvolvida pela Prefeitura?"

    até onde eu sei, é a prefeitura que tá tocando todas essas obras de transoeste, transolímpica, etc. ou seja, ela está valorizando a região de jacarepaguá/barra.

    ResponderExcluir
  8. Se o Brasil tivesse vocação para grandeza estaria investindo todos os seus recursos na melhoria da Barra da Tijuca. Mas como a cultura da mediocridade parece ser um dom brasileiro, o papinho "temos que investir nas areas antigas" surte efeito e gera gastos de bilhões apenas atrasando o desenvolvimento da Barra e do Brasil.

    ResponderExcluir
  9. Se ela vai se tornar o novo centro do Rio eu não sei, mas que já se tornou o centra da vida da maioria das pessoas CMA - Classe Média Alta, disso niguém duvida. É um lugar bonito com prais, sol e gente bonita, cabe as autoridades transformá-la em um lugar digno para todos os cariocas independente da classe.

    ResponderExcluir