domingo, 2 de maio de 2010

Porto Olímpico

Sérgio Magalhães
Cada passo precisa ser comemorado.
O de hoje é a notícia de que as quatro instâncias brasileiras protagonistas da organização da Olimpíada de 2016, Prefeitura/Estado/União/COB, já chegaram a um acordo sobre a proposta de levar para a área portuária uma parte importante dos Jogos.
No caso, a Vila da Mídia (com cerca de 8500 apartamentos) + Centro de Mídia + algumas modalidades esportivas.
Esse acordo será debatido com o COI em meados do mês, visando a concretização da proposta. Sendo aprovada, um novo horizonte se abre para o fortalecimento do Centro e da Zona Norte. O legado olímpico terá uma abrangência metropolitana e um interesse muito mais efetivo para o futuro da cidade.
Veja a reportagem do Globo: A nova âncora do Porto

3 comentários:

  1. Andréa A. G. Redondo3 de maio de 2010 às 12:23

    Parabéns. Bela luta.
    Abraços,
    Andréa

    ResponderExcluir
  2. José Canosa Miguez4 de maio de 2010 às 12:06

    Alvíssaras! Parabéns!
    JCMiguez

    ResponderExcluir
  3. Não sei é fato, mas há algum tempo a área do gasômetro era objeto de estudos pra a construção de Estádio, no caso seria o estádio do Fluminense Futebol Clube.
    Esta é uma oportunidade pra reconhecer as potencialidades daquela região entre a Pça Mauá e o Campo de S. Cristovão. Há a necessidade de um projeto, que deve ousado e, sobretudo, oferecendo novas alternatiovas de mobilidade à piopulação. Ao ser executado este projeto poderia, e deveria, ser repetido em variações adequadas aos diversos bairros e áreas do Rio. De qualquer forma é a oportunidade de surgfirem novas idéias que possam contribuir num melhor desenvolvimento do espaço urbano do Rio. Talvez seja ilustrativo ver o caso da rive gauche em Paris, com renovação intensa através de novas ocupações e novo desenho urbano.

    ResponderExcluir