terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Uma homenagem à militância da Rocinha

Marat Troina
O último dia de São Sebastião foi ainda mais especial para o Bairro da Rocinha.
Pela manhã, estiveram presentes o Prefeito da Cidade, Eduardo Paes, e Subsecretária de Saúde, Anamaria Schineider, entre outras autoridades públicas, para a reinauguração do Posto de Saúde Albert Sabin, ampliado e reformado.
Longe de ser “só obra”, o gesto corrobora os esforços da Prefeitura que, associada aos Governos Estadual e Federal, pulou de uma unidade no bairro em 2008 (somente o Albert Sabin) para três em 2011! Com o novo posto de saúde localizado no Edifício Rinaldo de Lamare e o amplo Centro de Saúde, que inclui uma UPA, construído pelo PAC na Estrada da Gávea.
O aumento de instalações de qualidade e de profissionais da saúde, constituindo 25 Equipes de Saúde da Família, tem tudo para alcançar a meta de atendimento 100% na Saúde Básica. Meta ousada, com pessoas aguerridas envolvidas. Vamos acompanhar.
----
Á tarde, o G.R.E.S. Acadêmicos da Rocinha desfilou na Rua Quatro, algo IMPOSSÍVEL até dezembro de 2010. A obra recuperou as dimensões da rua projetada em 1925 que, pelas sucessivas subdivisões dos lotes e pelo avanço das construções sobre o logradouro público, estava com 80 cm de largura e com trechos totalmente cobertos.

Luz, ar e acesso foram comemorados ao som da bateria!
E a Rocinha, longe dos holofotes da UPP, mas contemplada com outros projetos importantes, como o PAC e a Rede Rocinha Digital (internet wireless gratuita), segue sonhando com “Um Mundo sem Fronteiras” na menção ao belo samba de 2005:
“Viajar
Por esse mundo sem fronteiras
Acabar com a exclusão
Respeitar mais o irmão
Derrubar todas barreiras
Quero ter um caminho a seguir
Eu quero o meu direito de ir e vir
Sem discriminação, ganância e ambição
Rocinha diz a violência não
Xanadu ou Shangrilá
Eu quero mais (bis)
Deixa a flor desabrochar
Amor e paz

Superar limites a vida permite
Fazer do homem vencedor
No esporte ou na arte
Talento faz parte do verdadeiro valor
A tecnologia aproximou os corações
Vencida a distância chegam as informações
O céu é o limite
Hoje eu quero navegar
E ter uma estrela como par
Da Rocinha posso ver o mundo inteiro
Sou do samba, sou do Rio de Janeiro (bis)
Ouça a mensagem que a borboleta traz
Um mundo sem fronteiras é capaz"


Créditos das fotos: Marat Troina e Leandro Lima

Links relacionados:
SRZD: "Abertura de rua na Rocinha significa mudança de rumo, diz urbanista"


18 comentários:

  1. Também ouve outra inauguração com o prefeito no prédio do Rinaldo De Lamare com a Secretaria Municipal de Pessoas com Deficiência.
    Rocinha conquistando seu espaço em seu PRÓPRIO espaço, o que é importante.

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse samba, para mim é o melhor da Acadêmicos e, como saí, melhor ainda!!!
    Marat, você é parte fundamental nos avanços da Rocinha.E tudo isso nos emociona não é? Falta muito, mas houve melhoria Compartilho o entusiasmo pela saúde, um salto enorme de 2008 para cá.

    ResponderExcluir
  3. Interessante o texto. Bacana o seu engajamento pelo assunto. Relamente é nítida a evolução de 2008 pra cá. Ainda está longe a chegada da UPP?? Pelo que falam, é por conta do tamanho físico do morro. Eles querem mais quantidade de UPPs e com isso deixam a Rocinha (que não vai ser fácil) um pouco fora do foco nesse momento. Governo estadual e federal enfeitando o pavão pela frente. Não se pode esquecer que a Rocinha é muito mais do que só a fachada.
    Parabéns pelas conquistas!!

    ResponderExcluir
  4. super legal, marat! que bom saber destas notícias e ver o seu orgulho. grande beijo, carla

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto Marat! grande bjo Bárbara

    ResponderExcluir
  6. Nobre, Marat!
    Pequenas enormes conquistas!!
    Me deixa feliz suas notícias e é muito boa a divulgação de que o PAC da Rocinha não é só 'fachada', como grande parte da população, desinformada por sinal, pensa.
    Críticas? Só positivas... Desistir jamais, cara!
    Parabéns à você e ao povo da Rocinha!!
    Na torcida pela UPP, abraços!

    ResponderExcluir
  7. Camaradas, sem dúvida a Rocinha passa por um período de mudanças, o que é engraçado de se ver é a quem serves essas mudanças, aos moradores que não podem sequer escolher a cor de suas casas? Ao usuário da UPA que precisa ir até a Associação de Moradores pegar dinheiro emprestado para pagar a passagem até a UPA de Botafogo? Falando em UPA, esse conceito de saúde básica funcionaria muito bem se existissem médicos na rede pública, especializados para tratar os casos diagnosticados. Marat, um dia poderemos nos orgulhar de muita coisa, mas ainda não!!! Quanto à UPP, como os senhores imaginam mudar uma realidade construída nos pilares da corrupção, se utilizando do principal agente corruptor e corrupto, agora dotado de poderes ilimitados e cheios de legitimidade dada pelos senhores que teimam em não ouvir as denúncias dos moradores das áreas "pacificadas"???? Inegavelmente, uma pessoa que consegue sair de uma casa sem condições dignas de sobrevivencia, é motivo de comemoração, mas uma pessoa que não tem poder sobre sua casa é algo a se repudiar. Ao invés de comemorar eu diria que precisamos nos debruçar sobre a questão de a quem essas mudanças servem.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Marat. A abertura da Rua 4 realmente era um sonho antigo (bota antigo nisso)! A saúde realmente deu um salto, e a participação de várias lideranças deve ser destacada, mas a eterna secretária de saúde da Rocinha Maria Helena sempre esteve a frente desta luta. Avanços de uma Rocinha em mutação. Reflexões de como dar continuidade. Mt há o que se fazer, mas o momento é de comemoração!

    Edu Casaes

    ResponderExcluir
  9. ANTONIO CESAR MARTINS - VIVACREDIAMIGO28 de janeiro de 2011 às 12:36

    Carissimo Marat,

    É com grande orgulho de ser ROCINHA que recebo muito bem estas notícias. É muito bom para nós que somos ROCINHA de corpo e alma ver a comunidade ser exemplo e ocupar as melhores paginas da mídia e ser tratada com respeito e também como exemplo a ser seguida.

    E como diz uma parte do Samba, derrubar todas as barreiras é possível! Vamos seguir adiante, crescendo, melhorando a qualidade de vida dos moradores e elevando o nome de nossa querida comunidade ao lugar que realmente merece!

    Parabéns Marat e parabéns a todos os envolvidos na luta. PARABÉNS ROCINHA!!!!

    ResponderExcluir
  10. Torço para que este novo espaço PÚBLICO não seja "privatizado", a exemplo do que aconteceu com uma margem da Via Ápia que deveria ser estacionamento e virou agente sabe o que. Estado Democrático de Direito na Rocinha Já!

    ResponderExcluir
  11. Marat, meus parabéns!
    Fico feliz com o seu entusiasmo e de ver que como poucos, você se empenha para mudar e melhorar a realidade dessas pessoas. Tenho acompanhado de longe sua efetiva participação nestas que são mudanças significativas, não só para o povo da Rocinha, mas para todos nós, cariocas. Gostei muito do texto, e o que posso dizer é que sinto um orgulho imenso de você, lendo isso aqui! "Força e ânimo", menino!!! Bj, Monique - prima

    ResponderExcluir
  12. Perguntando ao Marat, você é a favor da regularização do direito de propriedade nas favelas cariocas em prol dos favelados?

    ResponderExcluir
  13. Marat! vá em frente, seu texto é muito bom! Esse mundo das Comunidades não sai de vc né rsrs. Mas nem de mim também..
    Estou na luta agora em Friburgo com a Ruth..ajudando a correr atrás de um prejuízo de longa data.. mas com esperança de conseguir mudar alguma coisa. Vamos ver. Força e Animo sempre heheh!!
    Beijos e boa sorte.
    Marina

    ResponderExcluir
  14. A diretora eterna do Posto de Saúde da Rua Um se tornou dona eterna do Posto. O que era público virou privado, como tudo na Rocinha. Vive as custas da doença alheia e da iguinorância do povo!

    ResponderExcluir
  15. Querido Marat,
    ver tudo isso acontecendo mostra que nosso enorme trabalho não é em vão! Estamos avançando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Grande Marat,
    Parabéns pelo projeto, incrível de ver o "antes/depois"... a questão agora é ajeitar o que já está lá e impedir a expansão. Será que dá?

    abs

    ResponderExcluir
  17. Caríssimo colega,

    parabéns pelas realizações. São pequenas ainda, talvez, e há tanto a ser feito, sem dúvida, mas é com entusiasmo e disposição como os seus, e com a participação efetiva da comunidade local que novos espaços serão conquistados. Tudo de bom à Rocinha e seus moradores. Abraços.

    ResponderExcluir