segunda-feira, 14 de março de 2011

Obama e a essência do Rio

André Luiz Pinto

No sábado passado, 12 de Março, foi publicado no O Globo o artigo intitulado "O núcelo e a essência do Rio" de autoria do arquiteto Sérgio Magalhães. (veja aqui)

SM defende a valorização do espaço urbano como o lugar onde "os cidadãos se reconhecem como parceiros ao compartilharem imagens e memórias".


Fala especificamente da Cinelândia, "principal centralidade política, social e cultural brasileira na maior parte do século XX" e da importância de manter a vitalidade deste espaço e da centralidade do Centro Metropolitano.
Conclui dizendo que "o Rio precisa de seus espaços urbanos não por saudosismo. Representação, memória, identidade colectiva, são qualidades de alto valor referenciadas ao espaço urbano construídas social e historicamente."


Já no domingo, 13 de Março, o jornal O Globo deu a notícia (veja aqui) de que o Presidente dos EUA, Barack Obama escolheu exatamente a Cinelândia como palco para seu "discurso ao povo brasileiro" no próximo dia 20 de Março.
A escolha do Presidente Obama reforça a importância histórica deste espaço na política e vai ao encontro do texto escrito por SM.


Oxalá nossos políticos tenham a mesma sensibilidade de perceber a importância destes espaços da memória na construção de nossa cidade e identidade.


Em tempo: Alguém sabe quando foi a última vez que um Presidente discursou na Cinelândia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário