terça-feira, 6 de outubro de 2009

Outro Caminho

Lucas Franco
Há exato um mês atrás, lançamos aqui no Cidade Inteira, a enquete: O que realmente muda a cidade? Terminada a votação, a opção mais votada foi a da transformação dos trens em metrô, com 69% dos votos. Em segundo lugar, ficamos com a revitalização da Zona Portuária (34%), seguida pela recém conquistada oportunidade de sediarmos as olimpíadas de 2016 (23%). Por último, apenas 19% dos leitores escolheram as obras do PAC nas comunidades como principal agente transformador do espaço urbano.

Confrontando os resultados com o cenário atual, levando em consideração a entrevista concedida por Sérgio Magalhães e artigos como o de Merval Pereira, ambos publicados no jornal O GLOBO de hoje, me parece que apesar de contemplar um número restrito de participantes, a nossa enquete cumpriu o seu papel, ao indicar interesses e estratégias do Carioca para a recuperação da cidade.
A oportunidade dos Jogos é extraordinária, mas precisamos redefinir as nossas prioridades, neste caso, transporte de massa (metrô) e revitalização do centro e da Zona Portuária, isto é, áreas consolidadas e decadentes, ao invés da atual expansão rodoviarista para zonas sem infra-estrutura.

Leia a entrevista com Sérgio Magalhães
Leia o artigo de Merval Pereira: Revitalizar o Rio

2 comentários:

  1. Campanha pela Vila Olímpica na Zona Portuária, no Youtube, ESPALHEM!

    http://www.youtube.com/watch?v=7TF9JMUsYLA

    ResponderExcluir
  2. O aeroporto Santos Dumont deveria ser ligado ao Tom Jobim pelo VLT, que teria paradas na Praça XV, Praça Mauá e Ilha do Fundão, entre outras. Parte da linha seria elevada, para não obstruir os pedestres e carros.
    Este VLT deveria ligar também o Tom Jobim ao Terminal Alvorada e ao Jardim Oceânico, na Barra. Ali deveria ser a estação final do metrô que viria da Zona Sul.
    Parques deveriam ser criados nas franjas da área que fica entre a Avenida Brasil e a Baía de Guanabara, construindo-se ali bairros populares com escolas e postos de saúde.
    O BRT cairia melhor na Avenida Brasil, ligando a Central a Santa Cruz e fornecendo transporte de qualidade para estes bairros.

    ResponderExcluir