quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sobre o debate na PUC

André Luiz Pinto
O debate realizado dia 19, na PUC, promovido pelos departamentos de Arquitetura e de Sociologia, tratou de dois temas fundamentais para a cidade: a recuperação da área portuária (projeto Porto Maravilha, lançado pela Prefeitura) e a Olimpíada 2016, seus investimentos e seus legados. A possibilidade de sinergia entre os dois temas esteve no foco do debate.

Com dois vereadores presentes, Aspásia Camargo, presidente da Comissão do Plano Diretor, e Eleomar Coelho, contou também com a participação, na mesa, de dois arquitetos, Nina Rabha e Sérgio Magalhães. Os professores organizadores foram Ana Luiza Nobre, que dirigiu os trabalhos, Maria Alice Rezende de Carvalho e Marcelo Burgos.

Mas, sobretudo, contou com uma platéia qualificadíssima, interessada e atenta, por mais de quatro horas de debate, que lotou o Auditório do CDC, onde se incluem, entre outros, inúmeros arquitetos, urbanistas e professores, como Ceça Guimaraens, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ, Otávio Leonídio, ex-diretor do curso de Arquitetura da PUC, Pedro da Luz, da UFRJ, e Luiz Fernando Janot, da FAU-UFRJ, ex-diretor do curso de Arquitetura da UGF e também ex-presidente do IAB-RJ.

A destacar, a presença de quatro ex-secretários de Urbanismo do Rio de Janeiro: os arquitetos-urbanistas Andréa Albuquerque Redondo, Augusto Ivan Freitas Pinheiro, Flávio Ferreira e Hélia Nacif Xavier.

A propósito, Andréa Albuquerque Redondo escreveu o comentário, no qual chama a atenção para a necessidade da ampliação do debate antes de decisões que venham a congelar prematuramente a questão.

Leia aqui o comentário de Andréa Redondo

Um comentário:

  1. Eu tenho uma idéia, será que poderiamos passar uma lista de assinaturas em toda a cidade, pedindo um pebiscito para votarmos o melhor local para a contrução dos aparelhos e construções para as olimpiadas?

    É muita loucura isso? eu não tenho idéia, mas eu sei que a Barra pra mim nunca foi opção.
    Isso é viável?... ainda mais que o dinheiro que vai contruir tudo é de todos nós....

    ResponderExcluir