sábado, 26 de setembro de 2009

Aportam as preocupações II

André Luiz Pinto
No âmbito do debate sobre o projeto de revitalização do porto carioca, uma reportagem da GloboNews sobre o tema:

5 comentários:

  1. Fico perplexo que uma matéria na TV com 10 minutos tenha sido tão vazia. O que dizer do despreparo dos jornalistas? E da própria matéria, que não conseguiu informar nada sobre o projeto?
    Debate, sim; mas, por favor, mais qualificado.

    ResponderExcluir
  2. O pior é que talvez o projeto seja tão vazio quanto a matéria.
    Talvez seja apenas reflexo da realidade da nossa cidade!

    ResponderExcluir
  3. Essa é a primeira vez que vejo imagens do projeto (mesmo que superficiais).
    Lamentável que não haja debate efetivo nessa cidade.
    Ainda tem gente achando que isso vai "mudar a alma da cidade"!
    E ainda sobre a reportagem em si, o detalhe é que os três comentaristas no estudio são de São Paulo, onde estão os arquitetos cariocas?
    Como terá sido o resto do programa sobre o "Porto Maravilha" (sic!)? Será que foi tão bossal quanto o discurso do Secretário de Desenvolvimento ou tão fraco quanto a reportagem de rua?

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de urbanismo e arquitetura e gostaria de opinar sobre os destinos para o Pier Maua e o Terminal Alvorada. O primeiro deveria abrigar um grande centro de convenções e escritórios (o Aquário, tal qual o de Lisboa, deveria ser construído ali), mas com altura baixa; o segundo deveria ser um grande centro de integração modal de transportes, com estação de VLT e muitos pontos de ônibus. Não deveria haver metrô para a Barra; é muito caro!

    ResponderExcluir
  5. " Mudar a alma da cidade", como lembra Pablo, foi apresentado como um aspecto positivo do projeto. Ora, o que o Rio precisa é justamente preservar sua alma!
    Concordo com Alexandre Cunha, tanto sobre o Centro como sobre a Barra. Realmente, um bom centro de convenções/exposições na área portuária seria muito bom para a cidade -que se livraria da ditadura do RioCentro.

    ResponderExcluir